fbpx

Crianças: Quais os benefícios do contato com a natureza?

O contato com a natureza e as brincadeiras ao ar livre são fundamentais para o pleno desenvolvimento da infância. Um especialista norte-americano, o jornalista Richard Louv, que se dedica a estudar o tema, até cunhou o termo “transtorno da deficiência de natureza” para assinalar o pouco convívio que muitas crianças têm hoje com esse universo.

De acordo com Mariana Plata no blog PsychCentral, um estudo recente apresentado na Pediatrics National Conference & Exhibition, em Chicago, apontou que crianças que têm áreas verdes em suas escolas demonstram níveis de estresse reduzidos, assim como um aumento em sua atividade física.

Mas os benefícios da brincadeira ao ar livre não param por aí: o artigo defende que essa atividade também tem uma importância para o aprimoramento das habilidades sociais da criança, já que, nesse contexto, ela também é obrigada a interagir com o outro – aprendendo a esperar por sua vez de usar um brinquedo, a administrar filas e a criar parcerias para o brincar.

A natureza também auxilia no desenvolvimento do que os especialistas em educação chamam de “4Cs”: pensamento crítico, cooperação, colaboração e criatividade (em inglês, critical thinking, cooperation, collaboration e creativity). Educadores ao redor do mundo, como defende o artigo, buscam estimular essas competências em seus alunos, que seriam fundamentais para alcançar o sucesso.

E a interação ao ar livre possibilitaria o desenvolvimento dos 4Cs porque, diante de tantos materiais diferentes, como pedras, gravetos e plantas, as crianças são convidadas a dar vazão à imaginação e a inventar uma série de representações e atividades. Por fim, a vivência com a natureza estimula o que os especialistas têm chamado de “inteligência natural” ou “consciência natural”, que seria um senso de cuidado com a natureza e de consciência da importância de preservá-la.

Fonte: Catraquinha



Adicionar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.